Por que Allan Kardec?
Silvio Seno Chibeni
Dogmatismo? Tradicionalismo? Fanatismo?
Visão estreita?
Vejamos:
1. A obra de Allan Kardec, quando analisada
internamente, revela uma solidez lógica, uma racionalidade, uma limpidez
argumentativa, uma coerência de fazerem inveja aos mais conceituados tratados
filosóficos que a Humanidade possui;
2. Allan Kardec revelou, em tudo o que fez,
uma prudência, um equilíbrio, uma sobriedade, um espírito positivo e
despreconcebido, um bom senso, enfim, que singularizam sua figura entre todos os
expoentes da cultura humana;
3. A obra de Allan Kardec, contrariamente
ao que em geral acontece com outras que abordam os mesmos assuntos, está firme e
amplamente baseada em fatos, cuidadosa e minuciosamente examinados à luz dos
referidos critérios racionais; não surgiu entre as quatro paredes de um
gabinete, mas de uma extensa convergência de informações;
4. Allan Kardec era possuidor de uma vasta
erudição, transitando inteiramente à vontade pelos mais variados campos do saber
– das ciências às artes, das filosofias às religiões – o que lhe permitiu trazer
ao seu domínio de estudo os mais relevantes problemas que interessam ao homem,
dentro de uma visão abarcante e integrada da realidade;
5. A obra de Allan Kardec apresenta-se
dentro de padrões de clareza e objetividade tais, que não deixa nenhuma margem a
ambigüidades e mal-entendidos, especialmente quanto aos pontos fundamentais;
6. Allan Kardec soube ser impessoal,
separando com rigor suas opiniões pessoais e peculiaridades de sua vida privada
do conhecimento doutrinário, que é independente e objetivo; jamais pretendeu a
posse exclusiva e completa da verdade, nunca recusou um princípio pelo só fato
de ter sido descoberto ou proposto por outrem, nunca hesitou em abandonar uma ideia quando provada errônea por argumentos insofismáveis;
7. A obra de Allan Kardec é
incomparavelmente abrangente, ocupando-se desde os fatos mais palpáveis,
destacadamente os relativos à sobrevivência do ser, até as mais profundas
investigações da ética, passando pelo exame lúcido das grandes questões
filosóficas que ao longo das eras têm desafiado o raciocínio do homem;
8. Allan Kardec tem sido confirmado, por
fontes independentes e fidedignas, como um grande emissário de Jesus,
especialmente escolhido por Ele para concretizar na Terra a Sua promessa do
envio do Consolador, que nada mais é do que o Espiritismo, que veio
para nos ensinar todas as coisas (o esclarecimento abundante que traz), para nos
fazer lembrar tudo o que Jesus nos disse (a sanção e explicação que ele nos dá
dos Evangelhos), e que estará sempre conosco (a perenidade do Espiritismo);
9. A obra de Allan Kardec não é uma
estrutura estática e fechada, mas sim dinâmica e aberta a complementações
futuras, incorporando a característica da progressividade, essencial a todo
sistema científico ou filosófico que não pretenda ser sepultado pelas constantes
e inevitáveis descobertas de fatos novos e pela ampliação geral do conhecimento
humano;
10. Allan Kardec testemunhou em todos os
atos de sua vida a sua condição de Espírito de escol: jamais prejudicou a
alguém; só com o bem retribuiu as ingratidões, ofensas e calúnias com que em vão
tentaram embaraçar-lhe os passos; doou-se por completo à grande obra de educação
dos homens que é o Espiritismo: a ela sacrificou o conforto, o repouso, os bens
materiais, a saúde e até a própria vida.
Estudemos com seriedade essa obra. Conheçamos de perto esse autor.
Depois, comparemo-los à obras e autores que os pretendam superar. Quais se poderão gloriar de fazer-lhes frente em apenas algumas das dez características enumeradas (para não dizer em todas)?
Estudemos com seriedade essa obra. Conheçamos de perto esse autor.
Depois, comparemo-los à obras e autores que os pretendam superar. Quais se poderão gloriar de fazer-lhes frente em apenas algumas das dez características enumeradas (para não dizer em todas)?
Retornemos, por fim, à questão: Por que
Allan Kardec?
Talvez já não seja difícil respondê-la.
Notas:
1.Cf. Evangelho de João, cap. 14.
2. Para uma visão precisa, detalhada e
completa da personalidade de Allan Kardec, bem como das origens, dimensões e
significado de sua obra, consulte-se o livro Allan Kardec (3 vols.), de Zêus
Wantuil e Francisco Thiesen, editado pela Federação Espírita Brasileira em
1979/80.
3. Para uma exposição do caráter
legitimamente científico (à luz da moderna filosofia da ciência) do
desenvolvimento de uma atividade de pesquisa em torno de um núcleo de princípios
básicos (como o Espiritismo o faz em relação aos princípios fundamentais da obra
de Allan Kardec), veja-se o artigo "Espiritismo e ciência", em Reformador de
maio de 1984. (Nota do Autor em outubro de 1998: Para o mesmo tema, ver também
os artigos "A excelência metodológica do Espiritismo" e "O paradigma espírita",
publicados na mesma revista, números de novembro e dezembro de 1988 e junho de
1994, respectivamente.)
Artigo publicado em Reformador, abril de
1986, pp. 102-3.
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